Páginas

sábado, 7 de março de 2009

Hoje é dia do homem

Amanhã, como todos sabem, é domingo! Além disso, é um dia reservado à celebração do ser mais perfeito da criação divina: o ornitorrinco. Brincadeira! Claro está que falo da mulher.

O 8 de março nasceu como uma data de protesto das mulheres trabalhadoras, principalmente em Nova Iorque, por menor carga horária, melhores salários e direito ao voto. Diz a Wikipédia:

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.


Homens, preparem-se para amanhã. Pois...

HOJE É DIA DO HOMEM

Hoje é dia do homem
preparar sua canção de amor
ao violão, ao cavaquinho, à viola
ou a capella mesmo.

Hoje é dia do homem
ser mais masculino:
buscar flores,
lavar a louça,
preparar o jantar.

Hoje é dia do homem
dar um abraço aconchegante
com um beijo no rosto
da mãe, da avó...

Hoje é dia do homem
preparar-se para amanhã:
o supremo dia delas,
as mulheres,
donas de todos os dias,
senhoras do tempo,
da beleza,
da vida,
do homem.

Hoje é todo dia.
Amanhã também.
Dias de paixão, amor,
brigas, toalhas,
brincos e beijos.
Hoje, ontem e amanhã.
Tudo é da mulher e pela mulher.

Fábio Pedro Racoski

Um comentário:

  1. Já li a história do dia da mulher algumas vezes e é sempre com muita dor ganharmos um dia a tão duras penas...

    ResponderExcluir