Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2008

Wikihelp us!

"Imagine um mundo em que cada pessoa no planeta tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento da humanidade". Esta é a frase de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia que prenuncia o apelo feito pela Fundação Wikimedia aos usuários: "doe agora", diz o slogan da campanha.

Manter funcionando e em qualidade um dos portais mais acessados na Internet - talvez a maior biblioteca da Humanidade - não é barato. A Wikimedia tem 23 funcionários e um gasto anual de pouco menos que seis milhões de dólares. Entre no site e procure alguma propaganda? Nenhuma? Isso mesmo: a fundação não quer depender de patrocínio comercial e continuar fazendo jus ao lema presente no logotipo: "a enciclopédia livre". Livre de taxas, livre de acordos comerciais, livre de propagandas, livre de interesses particulares.

Então eu, como usuário freqüente da Wikipédia, faço também um apelo a você, caro leitor: doe. Há várias formas para doar, e não é preciso ser uma grande quantia. Pense o quanto você gastaria de dinheiros para encontrar todas as informações da Wikipédia em livrarias, bibliotecas públicas distantes de casa e bibliotecas privadas. Calcule. Quanto você pode doar para manter o próprio conforto?

No apelo de Jimmy Wales em português há o botão "doe agora" que leva a uma página explicando como doar dinheiro (ou ações!) à Wikipédia. Procure e ajude-nos a um 2009 repleto de artigos wiki com qualidade de acesso e livres de comercial.

Um comentário:

  1. Não vou doar... depois da wikipédia... ninguém mais fala da Barsa!

    ResponderExcluir