segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Verde, Amarelo e... "Brasil"!

Se alguém disser que sabe desenhar com perfeição a bandeira do Brasil, certamente estará mentindo. É um desafio milimétrico!

Quando eu era criança, tentava desenhar o círculo azul, cheio de estrelas e, mesmo "copiando" de um livro, não tinha sucesso. Aquela frase, decaindo impotente, "Ordem e Progresso", me lembrava, anos mais tarde, o ridículo de uma inscrição em bandeira, ainda mais naquela posição.

Pensando em novos formatos para a Bandeira do Brasil - formatos mais decentes e simples, sem frase nenhuma -, desenhei algumas sugestões:É... Eu não sou especialista no assunto. Mas um designer, chamado Ricardo Seyssel, propôs uma nova bandeira que muito me agradou. Além de querer eliminar os problemas estéticos do círculo azul - o custo para bordar as estrelas, a complexidade em excesso e uma frase presente em bandeira nacional -, Ricardo propôs a inclusão da cor vermelha, substituindo o azul.

Por quê vermelho? Para quem não sabe, o nome "Brasil" sugere a cor de "brasa". A brasa é veremelha, mora? Aí vem a pergunta: por que não há brasil na bandeira do Brasil?
Além disso, Ricardo Seyssel propõe, entre outras coisas, significados bem interessantes às formas e cores.

Verde: reino vegetal
Amarelo: reino mineral
Vermelho: reino animal

Retângulo: o mundo material
Losango ("dois triângulos"): o mundo intelectual
Círculo: o mundo espiritual

Para quem quiser saber mais sobre essa proposta - que muito me agradou - acesse o site do designer:
www.rickardo.com.br

Essa proposta é tema da dissertação de mestrado do Ricardo Seyssel na UNESP.

11 comentários:

  1. É, seria estranho...
    mas a turma se acostuma!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma verdadeira bosta, prefiro nossa bandeira do jeito que é, original, a única coisa que você e esse outro cara tentaram fazer, foi tornar nossa bandeira mais igual, mais copiada das outras, nossa bandeira é perfeita do jeito que é, não deve ser mudada pois é extremamente original, não devemos copiar dos outros países e deixá-la mais simples, são as coisas complexas que merecem atenção.

    ResponderExcluir
  3. E, não poderia ser outra cor não???
    Acho que Verde+Amarelo não combina.
    Verde+Amarelo+Vermelho ficaria mais feio ainda. São as mesmas cores da bandeira da Bolívia.

    Acho que a bandeira tinha que ser simples, moderna e com cores de "Combinam".. igual a bandeira da Gran Betanha, Australia, EUA, e até da Argentina.

    Eu sou a favor de mudar a bandeira do nosso país, por uma bandeira mais fácil de desenhar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, todas as propostas são melhores do que a atual

    ResponderExcluir
  5. Bom demais honrar o significado da palavra, pois é só aí que existe nela força da verdade, honrando as nossas raízes! Ótimo post

    ResponderExcluir
  6. Eu sou completamente há favor de uma bandeira nova pro brasil.. Só que a proposta de Ricardo não me agradou nem un pouco.. Se a original não combina, imagina essa daí com o círculo vermelho? Não.. Sou há favor de uma bandeira mais simples, porém moderna.. Com combinação de cores ex : EUA , Canadá, Reino unido. Essa 3° bandeira com três cores na horizontal mais uma fileira de estrelas ficou muito boa ! Queria muito que fosse ela ..

    ResponderExcluir
  7. Confesso que sempre me incomodou a frase na nossa bandeira também! Inclusive, quando fiquei sem luz por algumas horas, não tive o que fazer e usei o paint (risos) pra desenhar uma nova bandeira pro Brasil, e foi uma igualzinha a primeira sugestão. A única diferença é que o losango e o circulo tinham proporções menores do que essa aí apresentada. Gosto da ideia do vermelho, pelo significado, mas não acho que o povo se sinta representado pela cor, por isso continuo gostando mais da primeira opção, pois não abandona as formas unicas da nossa bandeira: retangulo, um losango com um circulo no meio. talvez com as cores azul e verde mais escuras,impõe mais respeito! haha

    ResponderExcluir
  8. A bandeira com a cruz amarela ficou foda

    ResponderExcluir
  9. A nossa bandeira é linda e original. As cores combinam SIM! Os problemas dela são as estrelas espalhadas e a frase. Nenhuma bandeira que se preze deve ter frase, pois ela é feita para ser alçada e se movimentar com o vento, ninguém consegue ler nada assim. E desenhar todas aquelas estrelas da forma correta é quase impossível. Minha ideia seria simplesmente tirar a frase, engrossar um pouco mais a faixa e reduzir todas as estrelas em uma só: a estrela solitária, representando a nação brasileira, com todo seu brilho e esplendor. Ela ficaria abaixo da faixa branca, que representa a paz. Ou seja,: "QUE A PAZ ESTEJA SOBRE A NAÇÃO"! Uma bandeira mais simples, barata e ainda original.

    ResponderExcluir
  10. AMIGO, CONCORDO COM VOCÊ. A BANDEIRA BRASILEIRA COM A FRASE POSITIVISTA EM NADA CONTRIBUIU PARA A NOSSA REALIDADE. MINHA SUGESTÃO É QUE SENDO UM BRASIL ILUMINADO PELO SOL TROPICAL O ANO INTEIRO, NADA MAIS JUSTO QUE INSERIR NO CIRCULO AZUL O SOL ESTILIZADO IGUAL O DA ARGENTINA E URUGUAI. AQUELA FRASE ORDEM E PROGRESSO E AS ESTRELAS DEVERIAM TER SAÍDO HÁ MUITOS TEMPO. ELAS NÃO NOS REPRESENTAM.

    ResponderExcluir
  11. concordo que é ridículo escrever algo em uma bandeira, pior ainda lemas políticos/partidários que nem todos concordam... bem legal esses modelos, menos o vermelho.

    ResponderExcluir